SÉRGIO BARCELLOS

SÉRGIO

BARCELLOS

Gaúcho de Porto Alegre – RS / Brasil, Bacharel em Design, Sérgio Barcellos demonstrou interesse na arte já aos doze anos de idade, quando iniciou os estudos de técnicas de pintura a óleo, pintando telas figurativas e paisagens (Curso de Pintura a óleo em Brasília-DF). Na faculdade estudou várias técnicas de desenho, fotografia, escultura, materiais e colorimetria.

 

Após anos de experiência profissional como designer, artista gráfico e signmaker, Sérgio Barcellos faz uma retomada artística vertiginosa onde o seu olhar é a pintura espontânea, abstrata, aquela forma não–racional, enfim, a maneira de materializar as suas emoções através de pincéis e outros instrumentos de pintura. Traços gestuais manobrados com habilidade e desenvoltura definem e legitimam suas obras.

As telas têm múltiplas interpretações e podem ser apreciadas em diversas dimensões: do distante ao muito perto, onde os detalhes vão saltando com a imensidão de novas formas, cores e elementos que levam a uma contínua evolução de sensações.

A compilação de anos de pesquisa e estudo artístico resulta numa explosão de cores e tonalidades rudes ou suaves, devido ao uso de pigmentos produzidos pelo próprio artista, criando um resultado artístico original e singular.

A técnica abrange a utilização de metais em pó como: ferro, cobre e bronze ou pastas metálicas produzidas pelo artista. A paleta de tintas acrílicas é obtida através da misturas de cores primárias, intimamente conectadas com o estado de espírito e identidade do artista, que também produz pigmentos naturais a base de chás, cafés e outros corantes.

 – Em 2017, inicia a trajetória artística com a participação na Casa Cor-RS.

 – Em outubro/2018, a 1ª exposição individual “Oxidação Incontrolada” na Galeria de Artes Edelweiss em Porto Alegre com curadoria de Rita Raimondi.

 – Em março/2019, a 2ª exposição individual com uma “live painting” na Delphus Galeria em Porto Alegre com curadoria de Rita Raimondi..

 – Ainda em março/2019, participa da 1ª exposição internacional “Bienal Européia e Latino-Americana de Arte Contemporânea” com curadoria de Édson Cardoso.

* Março – Rio de Janeiro (Brasil) na Casa França e Sede dos Correios;

* Maio – Osaka (Japão) no Enokojima Art Center;

* Outubro – Nova Iorque (Estados Unidos) na sede da ONU, Corinthian Manhattan e no Art Space 4W43;

* Outubro – Paris (França)  no ArtShopping – Le Carrousel du Louvre;

* Novembro – Berlim (Alemanha) no Museum Kesselhaus;

* Dezembro – Helsinque (Finlândia) na Ava Galleria.

 – Em julho/2019, a 3ª exposição individual na AMATRA4 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região) em Porto Alegre-RS com curadoria de Isabel Pizzato e Rita Raimondi.

 – Em setembro/2019, a 4ª exposição individual “Alquimia” na Galeria Duque em Porto Alegre-RS com curadoria de Isabel Pizzato e Daisy Viola.

 – Em novembro/2020, exposição coletiva “Instantes no Tempo” na Galeria Duque em Porto Alegre-RS com curadoria de Ana Zavadil.

OBRAS DO ARTISTA

CAXIAS DO SUL

Rua Feijó Júnior, 975 – Sala 1007

Bairro São Pelegrino – Via Decorata

Caxias do Sul – RS – Brasil

(54) 3028.7896

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De seg a sex: das 09 às 12h | das 13:30 às 19h
Aos sábados, das 09 às 12h