WILSON VITORINO
WILSON
VITORINO
“A pintura de W. Vitorino deve ser observada em silêncio, com religioso recolhimento, pois nos encontramos frente a obras nascidas de felizes momentos de pausa e encantamento, graças a uma mágica inspiração realista.
Intérprete autêntico da realidade da qual colhe com rara intuição o seu espírito interior, trata-se de um pintor que restitui à natureza a poesia e a eterna beleza que muitas vezes passam despercebidas dos que a observam.
São obras de um artista de escola claramente verista. Elas não são simplesmente esplêndidas, mas originais representações da realidade e, sobretudo, criações altamente poéticas de dimensões universais quanto à linguagem figurativa.
Imagens solares ou crepusculares, sejam da natureza de um jardim ou de uma paisagem, são sempre envolvidas numa luz que as faz vibrar e as transforma em palpitantes parcelas de vida.
Precisamos amar a natureza, as casas, os seres humanos para conseguir a recuperação de nossos valores.
Se formos sinceros, puros de alma e artistas, é ainda possível esse contato miraculoso, esse diálogo que reinsere o homem no mundo que o circunda, libertando-o de tormentos, angústias e medos, restaurado desse banho purificador nas águas da natureza.
De suas obras emerge o caráter exuberante de W. Vitorino, que espontaneamente evolui diariamente, renovando seus meios técnicos na determinação de temperar o resultado cromático num realismo pictórico mais próximo de seu gosto e das faculdades poéticas de sua imaginação.
Na obra “Leitura ao ar livre”, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista nos oferece ” a exemplo de Manet, mas sem o seu impressionismo ” uma pintura repousante que reevoca momentos de serena admiração pela natureza, criando um verdadeiro jardim de sonhos.”
Crítica por Sandro Massarani.
ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES
2013 – Exposição Natureza Urbana, Club Transatlântico (São Paulo, SP)
2012 – Exposição Sala Vip , GOL (São Paulo, SP)
2011 – Espaço Cultural AC Camargo (São Paulo, SP)
2010 – Van Biene, (Joinville, SC)
2009 – Arts Antiques, Coconing (Gramado, RS)
2007 – Centro Cultural Espaço Apsen, Casa da Fazenda (São Paulo, SP)
2006 – Espaço de Artes e Decoração Ponto das Artes (São Paulo, SP)
2003 – Exposição Sala Internacional, Varig (São Paulo, SP)
2002 – Participação como artista convidado e membro do júri- Salão Maison Saint Germain (São Paulo, SP)
2001 – Exposição Galeria Elmi Anciolli (São Paulo, SP)