VASCO PRADO
VASCO
PRADO
Vasco Prado Gomes da Silva nasceu em Uruguaiana/RS em 1914. Gravador, escultor, pintor, desenhista e professor.
Em 1940 estudou por três meses na Escola de Belas Artes de Porto Alegre. Ganhou bolsa de estudos do governo francês, indo estudar em Paris de 1947 a 1948, onde foi orientado por Fernand Léger e Etiénne Hadju e frequentou o ateliê de gravura da École Nationale supérieure des Beaux-Arts.
Após contato com o gravador Leopoldo Mendez, dirigente do Taller de Gráfica Popular do México, ao voltar para o Brasil fundou o Clube de Gravura de Porto Alegre com Carlos Scliar em 1950. Foi professor do Ateliê Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 1966 e da Universidade de Caxias do Sul.
Entre 1968 e 1969 foi convidado pelo governo de vários países europeus: Alemanha, Polônia, Espanha e Portugal para realizar estágios e exposições. Ganhou o concurso para o Monumento a Villa-Lobos, em Porto Alegre no ano de 1962. É autor do mural da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul concluído em 1972. Participou da Bienal Internacional de São Paulo de 1967 e de várias edições do Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Em 1991 ilustrou com suas linoleogravuras a edição especial do “Negrinho do Pastoreio” de Simões Lopes Neto. Recebeu retrospectiva “Vasco Prado: oitenta anos”, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre em 1994 e realizou individual no MARGS em 1998. Obteve prêmios e realizou inúmeras exposições individuais e coletivas em vários países da Europa e América. Faleceu em Porto Alegre/RS em 1998. Teve sua residência transformada em memorial no ano de 2000.
Seus temas preferidos são a mulher, os amantes e principalmente, os cavalos. O cavalo para Vasco tem o intuito de afirmar o homem como protagonista da história utilizando um signo universal que pertence a todas as civilizações. É um dos escultores mais importantes e influentes do Brasil. Atualmente, possui obras espalhadas tanto pelo Brasil quanto pelo exterior.
OBRAS DO ARTISTA