ROSANA SPRITZER
ROSANA
SPRITZER
Artista Visual, graduada em comunicação pela Unisinos e pós-graduada em Arte Educação-Ensino da Arte e Linguagens Contemporâneas pela Feevale.
Estudou cerâmica e desenho no Ateliê Livre (RS),além de cursos livres de Processos Criativos, Arte Urbana, Design de Superfície e Arte Contemporânea. Participou de diversas exposições sendo 13 individuais e 8 coletivas. Rosana desenvolve um trabalho diferenciado em cerâmica.
Mulheres, Cor e Terra
Faz dez anos que Rosana Spritzer modela bonecas em cerâmica que encantam mulheres de todas as idades.
O universo “Força na Peruca” (jargão que representa a força e feminilidade da mulher) está em bonecas das mais diversas etnias, com ênfase na mulher brasileira. Cabelos armados e coloridos, seios fartos, bocas vermelhas, quadris largos e roupas estampadas adornam as peças feitas artesanalmente à mão. Cada boneca é decorada com elementos naturais que transmitem delicadeza, transformando feltros em pássaros, borboletas e acessórios. Tudo remete ao universo feminino. Não a toa que mulheres colecionam suas peças que por sua confecção (sem fôrma) são únicas – não existe uma sequer igual a outra.
A cerâmica é uma das expressões presentes e originárias dos povos que construíram a identidade do povo brasileiro. A terra presente, anteriormente, na confecção de utensílios indígenas, migraram para a figura humana dos sertanejos e a partir dos anos 50 alcançaram espaços expositivos por sua originalidade em peças de artistas conceituados popularmente. A cerâmica no ambiente das artes visuais contemporânea ocupa um espaço como expressão artística de resistência, se comparado a outras expressões que estabeleceram-se por serem mais tecnológicas e acessíveis, tais como a fotografia e a arte digital. Manter a cerâmica no cenário contemporâneo quer dizer manter essa resistência em não perdermos parte da nossa história. É retomar um pouco nossas origens, mais básicas, nosso solo, nossas etnias e suas cores vermelho, marrom e preto.
Nos últimos anos Rosana tem exibido suas bonecas em ambientes abertos à circulação de pessoas – Shoppings, Galerias de Arte e Mostras Coletivas aonde o público é mais especializado, sem deixar de participar de maneira divertida de todas as oportunidades, como por exemplo decorar com suas bonecas o ambiente residencial da personagem Thaís Araújo, na novela “Cheia de Charme” (abril a setembro/2012) que lhe trouxe renome nacional, através da exposição televisiva na Rede Globo.
“Força na Peruca” que dá nome a esta exposição é também o título da 1ª exposição de Rosana. Comunica de maneira humorada, a força da mulher e
traça alguns elos mais sutis do universo mítico feminino. A temática feminina foco da produção de Rosana desde o princípio de sua produção reforça o arquétipo da mulher brasileira que apresenta-se colorida, feminina, alegre e sensual mas, ao mesmo tempo, batalhadora, determinada, disposta e instintiva. Barro e feminino. Cor e terra.
Leocádia Costa
Arte-educadora, produtora e publicitári
OBRAS DO ARTISTA