NICOLIELO

ANTÔNIO
NICOLIELO
Nasceu em Nova Europa (SP) no dia 11 de fevereiro de 1948. Começou sua atividade profissional em Bauru – onde estudou Direito – tendo sido chargista político dos jornais Folha do Povo, Jornal da Cidade e Diário de Bauru.
Em 1970, foi para São Paulo, contratado como chargista político dos jornais Diário de São Paulo e Diário da Noite. Foi ilustrador e capista da revista Visão, ao mesmo tempo em que ilustrava Status, Viaje Bem e outras revistas institucionais.
No exterior, publicou na revista alemã Pardon e em antologias de Caricatura no Canadá, Grécia, Alemanha, Bulgária e Polônia. Deu assessoria à agências de propaganda e marketing na área de criação e direção de arte.
Deu conferências sobre História Universal da Caricatura em várias universidades brasileiras. Foi premiado na Bulgária e escolhido, em 1985, por uma comissão editorial europeia, como um dos mais importantes caricaturistas do mundo, junto com outro brasileiro Millôr Fernandes ( Skona Skant – 170 Cartoonisters – Bra Bocker Editora – Suécia.
Foi chargista e ilustrador da Folha de São Paulo e Folha da Tarde de 1985 à 1992. Tem obras no Museum of History em Bonn, Alemanha; House of Humor de Gabrovo, Bulgária; Museum of American Life – Hartford, Estados Unidos; Museum of Cairo – Egito; Museo do Humor de Galícia – Espanha. É artista contratado do Cartoonist & Writers Syndicate e New York Times Syndicate, que distribuem seus trabalhos para mais de 150 jornais no mundo todo.
ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES
1999 – Caricatelas – Mostra individual – Biblioteca Pública do Paraná – Curitiba
2000 – Caricatelas – Mostra individual – Galeria Matterello-SP
2000 – Projeto itinerante entre cidades – Mato Grosso do Sul
2003 – Caricatelas-Pantanal – Museu de Arte Contemporânea-Campo Grande-MS
2005 – Caricatelas-Pantanal – Galeria Lafayette – Paris