GABRIELA STRAGLIOTTO
GABRIELA
STRAGLIOTTO
Gabriela Stragliotto nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em Galópolis, Caxias do Sul. É graduada em Comunicação Social pela ESPM, em Porto Alegre, e tem formação livre em Artes Visuais, com passagem pela Central Saint Martins em Londres e pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Iniciou a vida profissional na produção audiovisual e essas experiências influenciam sua prática artística até hoje. Seu trabalho se desdobra nos processos de construção e abstração da imagem, atravessando também pela figuração, principalmente no uso da pintura, combinando-a com instalações em áudio, vídeo e texto.
O que move sua pesquisa é a experiência humana no mundo contemporâneo, principalmente em relação a novas percepções de tempo-espaço.
Seus trabalhos atuais apresentam cenários abstratos que remetem a paisagens vastas, deslocadas do real, e personas figurativas anônimas que são retiradas de seus espaços originais. Essas figuras são fotografadas ou filmadas pela artista em centros urbanos e realocadas, através da pintura, a esses outros ambientes. Seu trabalho é marcado pela experiência da vida no interior, pela espera e pela demora, em um transito constante de presenças e ausências, estranheza e familiaridade.
No primeiro semestre de 2022 a artista se mudou para São Paulo, onde participou de residência e exposições coletivas. Também foi selecionada no edital da Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, de sua cidade natal, para uma individual em 2023. Hoje vive e trabalha em São Paulo.