Fragmentos de Primaveras

A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim com o apoio da Galeria Arte Quadros, promove, no dia 1º de setembro às 19h, a abertura da exposição “Fragmentos de Primavera”, da artista Miriam Garcia. As obras estarão abertas para visitação até o dia 27 de setembro.

         A trajetória da artista plástica tem como forte inspiração, embora para muitos não tão perceptível, a passagem do Tempo, com suas fases, suas mudanças e movimentos. Utilizando temas diversos onde imprime cores e texturas, sempre surpreende fazendo analogias e simbolismos com algo inexoravelmente imutável que é a transição do tempo e sua fugacidade.                                                                                                                                                                         

         Miriam começou pintando flores, totalmente figurativas. A elas foi adicionando, cada vez mais, o contexto a que sempre se propôs: o efêmero, o que passa, o que se transforma, a finitude de todas as coisas. Mas não sem mostrar através do brilho de pinceladas coloridas que a beleza sempre pode estar presente, em cada fase, em cada ciclo, numa comparação verdadeira  com a trajetória humana.

         E nesse mesmo passar do tempo, as flores foram se tornando cada vez mais abstratas, apenas insinuando sua forma e brincando com sua cor. O pastel seco, material usado desde o inicio, foi sendo acrescido da tinta acrílica, sempre preservando o seu traço mais marcante que é a transparência. Houve uma fase em que elas (as flores) quase foram deixadas de lado, dando início a uma série  de pinturas abstratas. Surgiram “os horizontes”, camadas e linhas que iam se sobrepondo em cores e texturas , dialogando com as horas do dia e com as estações do ano.  Crepúsculos e outonos, tempo que passa…

         Agora, nessa exposição, Miriam volta às flores! Porém, quase sempre desconstruídas, fracionadas, fragmentadas. Em pedaços que, como  num “close“ se agigantam para que seja possível perceber suas pétalas,  sua essência.  Essência que é o resultado do tempo que passa, como ondas em constante movimento, dando-nos  a exata noção de que tudo vai ficando mais simples e com o mais profundo significado.

Serviço:

Exposição: “Fragmentos de Primaveras” de Miriam Garcia

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim,

Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro – Caxias do Sul, RS.

Período de visitação: 01 a 27 de setembro de 2022

Horário: de segunda a sexta das 8h às 18h e sábados, das 10h às 16h