KENJI FUKUDA
KENJI
FUKUDA
Sua escola é, principalmente, a Abstrata: Tachismo. Fukuda é conhecido por sua linha de trabalho em composição com manchas. O talento de Kenji Fukuda para a escultura é igualmente proporcional ao dom do artista para a pintura. E foi justamente no campo da escultura que seu nome foi imortalizado no Brasil, em 2007.
Fukuda foi o responsável pela criação do monumento comemorativo aos Jogos Pan-Americanos, do Rio de Janeiro. A obra está localizada na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tem 15 metros de altura e pesa cinco toneladas. Ela foi produzida durante cinco meses em Curitiba, onde o artista tem um atelier.
Para Fukuda, o convite para a realização desta obra representou o reconhecimento pleno de seu trabalho como artista plástico brasileiro. “Ser convidado para confeccionar a escultura comemorativa de um evento que ficou marcado na história do Brasil, o maior presente que um artista pode receber e eu me sinto muito honrado e orgulhoso por isso, conclui. ”
ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES
1979 – São Paulo, na Mostra Senac
1985 – Berlim (Alemanha), na Coletiva,
1988 – Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), na Coletiva 80 Anos da Imigração Japonesa Brasil, na Galeria de Arte Ida & Anita e na Fundação Mokiti Okada