ARMINDA LOPES
ARMINDA
LOPES
Arminda Lopes, escultora gaúcha, é natural de Santa Maria, RS, nasceu em 1947. Reside e trabalha em Porto Alegre, RS, desde 1960.
Iniciou sua carreira artística em 1980. Foi aluna de Ana Pettini, Cláudio Martins Costa, Danúbio Gonçalves, Leila Sudbrack, Mário Cladera e Vasco Prado.
A formação artística de Arminda Lopes tem forte relação com a produção escultórica do Rio Grande do Sul e parte desse legado incorporou-se na sua obra. Contudo, a vitalidade dos seus volumes e o lirismo de seus personagens assinalam caminhos inovadores e estabelecem novas inquietações de linguagem, que se revelam nos grandes conjuntos escultóricos da sua produção recente.
Nos últimos anos, Arminda Lopes trabalha o tema “Estados da Alma”. Depois de realizar “Perdas” e “Os Miseráveis”, a artista criou uma nova instalação, de grande formato, com o título de “A Estética da Dor”. As esculturas, já expressivas em si mesmas, ampliam seus significados dramáticos quando são articuladas com outras. Aliás, nas suas instalações é o conjunto que nos fala, que nos emociona…” Fábio Magalhães. Crítico de arte/Museólogo.
ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES
2007 – Salão do Louvre 2007, Paris, França
Galerie Philippe Gelot, Paris França
PRINCIPAIS DISTINÇÕES RECEBIDAS
2013 – Nomeada membro da Academia Brasileira de Belas Artes – Rio de Janeiro – RJ
2007 – Medalha Vermeil – Sociedade Acadêmica de Artes, Ciências e Letras de Paris – França
2006 – Comenda Pedro Weingärtner – Câmara Municipal de Vereadores – Porto Alegre, RS.
OBRAS DO ARTISTA