EDUARDO VIEIRA DA CUNHA

EDUARDO VIEIRA

DA CUNHA

“(…) Foi nos Estados Unidos que ele descobriu a pintura, começando a desenvolver uma série, fruto de pesquisa sobre mitos e metáforas de uma região particular do litoral do Rio Grande do Sul. (…) O artista explica o seu trabalho, enfatizando que não são meras ilustrações de histórias. O que mais o interessa é a poesia contida nas coisas desta região remota e solitária. (…) E a pintura que surge das pinceladas do artista é meticulosa, lenta no fazer. As grandes formas produzidas por Vieira da Cunha são partes da construção de um figurativismo planejado que detém uma ordem interna. Com equilíbrio e sensibilidade”. 

 

Luciano Alfonso 

É professor do Instituto de Artes da UFRGS desde 1985, atuando na graduação e na pós-graduação. Artista Visual mantém atelier em Porto Alegre e trabalha com a pintura, o desenho, a gravura e a fotografia. 

Eduardo Vieira da Cunha é professor dos programas de pós-graduação em Artes Plásticas e coordenador da área de fotografia do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Começou a trabalhar com arte em 1974, e suas principais influências são o desenhista Saul Steinberg e os pintores Balthus e De Chirico. 

Ilustrou a coluna do jornalista Paulo Francis na década de 1990 e publicou alguns livros, tanto como ilustrador ou como ensaísta. 

ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES 

2016- Individual de desenhos “Caleidoscópio” no StudioClio, em Porto Alegre, RS 

2015- Individual de pinturas “O Espírito Pop” na Pinacoteca Ruben Berta em Porto Alegre, RS 

2014- Individual de pinturas- Galeria Duque espaço cultural- Porto Alegre, RS 

2013- Individual de desenhos- Espaço de Arte da FCCMPA- Porto Alegre, RS 

CAXIAS DO SUL

Rua Feijó Júnior, 975 – Sala 1007

Bairro São Pelegrino – Via Decorata

Caxias do Sul – RS – Brasil

(54) 3028.7896

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De seg a sex: das 09 às 12h | das 13:30 às 19h
Aos sábados, das 09 às 12h

Rolar para o topo