CARMELO GENTIL

CARMELO

GENTIL

  “A criação de atmosfera é um dos elementos motivadores da pintura de Carmelo Gentil Filho. Nascido em São Caetano do Sul, SP, em 1955, e radicado em Santo André, SP, revela em seu trabalho uma busca abrangente por respostas visuais obtidas pela pesquisa. 

A luz torna-se essencial nesse jogo de criar universos plásticos em que o diálogo entre o claro e o escuro comanda os olhos do observador. Isso tanto pode ocorrer numa natureza-morta como numa cena bíblica. O indispensável é que cada obra capte o olhar do público em algum ponto. 

O mistério precisa se fazer presente em cada quadro. Isso costuma acontecer pelo uso de tons geralmente mais escuros. 

A técnica  faz com que elementos venham para a frente, enquanto outros permanecem na penumbra, instaurando um clima permeado por indagações sobre a origem de um personagem, sua função ou adequação. 

  No estabelecer de sutis estranhamentos, a pintura de C. Gentil cresce. Pode ser a composição de garrafões ou objetos de cobre com frutas tipicamente nacionais, como carambolas ou cocos, imagens de pescadores, paisagens de São Paulo antigo ou auto-retratos, rico universo de estudos. 

O elemento encantador de sua pintura está em ver a arte como a revelação do mistério do existir, levado à tela numa associação entre a técnica aperfeiçoada e a demonstração de uma saudável inquietação plástica interna, gerada nos escuros que questionam e clarificam a nossa visão do mundo.” OSCAR D’AMBROSIO 

ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES 

2011 – Medalha de Prata – LIX Salão de Belas Artes de Piracicaba 

2012 – Medalha de Ouro – Salão Comemorativo APBA 70 anos * Medalha de Ouro – LX Salão de Belas de Piracicaba 

2014 – Individual – Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (Piracicaba) 

2015 – Individual – Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo – SP 

2017  – Individual – Associação Paulista de Belas Artes  

CAXIAS DO SUL

Rua Feijó Júnior, 975 – Sala 1007

Bairro São Pelegrino – Via Decorata

Caxias do Sul – RS – Brasil

(54) 3028.7896

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De seg a sex: das 09 às 12h | das 13:30 às 19h
Aos sábados, das 09 às 12h