CARLOS BRACHER

CARLOS

BRACHER

“Carlos Bracher pinta, predominantemente, as igrejas barrocas e o casario colonial mineiro. Cria imagens que são muitas vezes submetidas a grandes deformações, aproximando-se do expressionismo, como no quadro Igreja da Glória, 1965, no qual utiliza pinceladas largas e matéricas. Já no fim daquela década, suas obras indicam a admiração pelo cubismo, como se observa em Ouro Preto Noturna, 1968, que apresenta grande simplificação formal. Bracher substitui a pincelada solta por outra mais impessoal, criando superfície lisas, valorizando as linhas de contorno e a definição quase escultórica das formas, com o predomínio de uma gama cromática constituída por tons frios. 

Como nota o crítico Olívio Tavares de Araújo, Bracher apresenta uma visão dramática da paisagem mineira. Também as paisagens do Rio de Janeiro e São Paulo são marcadas por essa dramaticidade, conferida principalmente pela gama cromática densa e escura, como em Estação da Luz, São Paulo, 1989, na qual a pincelada volta a ser larga e gestual. Ao longo de sua carreira, o artista tem, como tema frequente, a paisagem e dedica-se ao “dramático e mágico exercício de compreendê-la”.  

Nasceu em Juiz de Fora (MG) em 1940.  É um pintor, desenhista e escultor brasileiro. 

Iniciou sua atividade artística como decorador de louças na oficina de seu pai, começando sua formação na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, de Juiz de Fora. 

Estudou composição e análise crítica com Fayga Ostrower e história da arte com Frederico Morais, na Universidade Federal de Minas Gerais, técnica com Inimá de Paula, em Belo Horizonte, e descobre com Orlandino Seitas Fernandes o barroco mineiro. 

Com o Prêmio Viagem ao Exterior do Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, que conquista em 1967, segue para a Europa para se aperfeiçoar em pintura, permanecendo um ano e meio em Paris e seis meses em Lisboa. Em 1968 recebe o Prêmio Revelação do Ano, concedido pelo Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro.  

OBRAS DO ARTISTA

CAXIAS DO SUL

Rua Feijó Júnior, 975 – Sala 1007

Bairro São Pelegrino – Via Decorata

Caxias do Sul – RS – Brasil

(54) 3028.7896

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De seg a sex: das 09 às 12h | das 13:30 às 19h
Aos sábados, das 09 às 12h

Rolar para o topo