CLAYTON MACEDO

CLAYTON

MACEDO

 

Como em fotos é impossível se reproduzir a beleza do Marrocos, o médico, viajante e artefotógrafo Clayton Macedo mostra seus clicks em uma obra que resume a visão de cor que mais lhe marcou: a das paredes em terracota. Essa lembrança está na palheta de cores que variam tons de um barro natural típico: rosa, salmão, ocre, marrom, vermelho… De pastéis a vibrantes, em degradê, esse colorido marca as fotos de Clayton em gradientes mesclados com o preto e branco.

Depois de mergulhar na cultura marroquina e se encantar com o acolhimento da população local, com a história, as cores e os aromas do Marrocos, Clayton Macedo transformou em fotos detalhes marcantes da viagem.

Cidades imperiais, muradas e marcadamente divididas entre as Medinas – parte antiga – e a parte moderna, de influência europeia. 

 

Ruas estreitas, sinuosas, barulhentas e movimentadas, vertendo tradição, religião, roupas, artesanatos, temperos e cheiros únicos. Dentro dos muros das Medinas a sensação é a de que somos transportados para séculos atrás. Povo, mercadorias exóticas, roupas, construções, tudo parece pertencer a um tempo muito antigo ainda preservado. As riads, casas tipicamente marroquinas, eram antes habitadas por famílias inteiras e hoje foram transformadas em hotéis boutique. Uma porta e um muro escondem uma beleza única, com detalhes intactos e uma atmosfera mágica dessas casas, com piscinas, fontes, peças de decoração belíssimas e cômodos ímpares.

Os souks, mercados que são a essência das cidades, as praças, músicos, encantadores de serpentes, animais, comida de rua, inúmeras lojas de especiarias, a explosão de criatividade da arte local, tudo faz com que o Marrocos seja mágico e indescritível em palavras. Palácios deslumbrantes, jardins ocultos que são verdadeiros oásis de beleza e paz, mesquitas por todos os cantos marcando a fé do povo muçulmano marroquino, tudo é marcante no Marrocos. Pratos típicos, temperos e restaurantes descolados ou tradicionais tornam a culinária marroquina uma experiência inesquecível.

Tudo foi inspiração para essa exposição, da arquitetura ao deserto e montanhas, do caos à paz, do individual à multidão, do mau cheiro dos impressionantes curtumes de couro aos aromas da comida, das especiarias, dos cosméticos.

Essa é a magia do Marrocos que é mostrada por Clayton, em um ambiente de vitrine assinado pela talentosa designer de interiores Daniela Moraes e sua equipe na Galeria Arte Quadros. As principais impressões e características dos locais visitados e registrados por Clayton foram traduzidas em um cenário conceitual, que mostra um pouco desse universo único e fascinante.  Tecidos, tapetes, texturas e tons terrosos foram cuidadosamente trabalhados no espaço da galeria. Tudo ambientado de uma forma contemporânea, elegante e repleta de vida, juntamente com as belas fotografias. A cultura, a arte, a arquitetura, as atrações, o povo e as tradições desse país africano marcam essa exposição. Venha conhecer e viajar conosco pelo Marrocos.

CAXIAS DO SUL

Rua Feijó Júnior, 975 – Sala 1007

Bairro São Pelegrino – Via Decorata

Caxias do Sul – RS – Brasil

(54) 3028.7896

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Seg a Sexta 9h – 12h e 13:30 – 19h

Sábados 9h -12h